Home > Motos e Afins > Motos: Como interpretar a identificação nos pneus

Motos: Como interpretar a identificação nos pneus

September 9th, 2011

Uma dúvida comum entre os motociclistas na hora da compra é não saber interpretar os pequenos números dispostos na lateral de cada pneu.

Lá estão descritos os códigos com as principais características estruturais do composto e suas limitações de uso.

Em um pneu com medida 150/70 17 69H, por exemplo, temos no primeiro número (150) a largura da banda de rodagem em milímetros, e logo após a indicação de sua altura lateral (70) expressa em porcentagem.

No caso, esse pneumático tem 150 mm de largura e 105 mm de altura.

Na seqüência, vem a medida do aro (17 polegadas) e mais adiante (69) o índice de capacidade de carga (325 kg). Por último está o código de limite de velocidade (“H” = 210 km/h, neste caso).

Vale lembrar que essas medidas geralmente variam entre marcas e modelos. Em caso de dúvidas consulte o manual do proprietário de sua motocicleta e veja as indicações do fabricante. Para sua segurança, respeite essas limitações.

Fonte: moto.com.br

Descrição do Serviço do Pneu

Além da descrição da medida do pneu, pode ser identificado no produto um Índice de Carga (ou dois no caso de montagem simples/dupla) e um Índice de Velocidade.

Índice de Velocidade

O Índice de Velocidade indica a velocidade máxima em que o pneu pode transportar uma carga correspondente a seu Índice de Carga (exceto para cargas em velocidades acima de 210 Km/h) sob condições de serviço especificadas pelo fabricante do pneu.

Índice de Carga

O Índice de Carga (LI) é um código numérico associado à carga máxima (Kg) que um pneu pode transportar (exceto para cargas em velocidades acima de 210 Km/h) numa velocidade indicada por seu Índice de Velocidade sob condições de serviço especificadas pelo fabricante do pneu. (Pirelli)

Categories: Motos e Afins Tags:
Comments are closed.