Home > Bebidas que Aprecio > Jack Daniel’s Tennessee Whiskey

Jack Daniel’s Tennessee Whiskey

Jack Daniel’s é um uísque fabricado pela Jack Daniel Distillery, fundada em 1866 pelo destilador norte-americano Jack Daniel, com sede na cidade de Lynchburg, Tennessee, Estados Unidos da América. Desde 1956 pertence ao grupo Brown-Forman Corporation.

Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, é um dos uísques mais vendidos no mundo. Entre os whiskeys, é classificado como Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado.

Também é chamado de Old No. 7 (“Velho número 7”). Não é bourbon, já que bourbon são apenas os uisques produzidos no estado do Kentucky.

Usa milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro como ingredientes na sua fabricação. Diferencia-se pelo seu cuidadoso processo de elaboração, destilação e amadurecimento, aliado ao clima do Tennessee.

Com grandes diferenças de temperatura entre inverno e verão, o processo de amadurecimento no Tennessee garante uma grande interação entre o uísque e o barril, conferindo ao Jack Daniel’s sabor e cor mais amadeirados.

Não é envelhecido já que este processo se refere ao tempo que o whiskey fica dentro do barril. No caso de Jack Daniel’s o whiskey é amadurecido, tendo a ver com o clima da região.

Jack Daniel’s é lentamente suavizado através de um proceso chamado “Charcoal Mellowing“. Este processo consiste na passagem do whiskey por uma camada de três metros de carvão de madeira.

Jack Daniel’s é amadurecido em barris de carvalho americano. Estes barris são novos e são utilizados para amadurecer Jack uma única vez.

A experimentação, não o envelhecimento, determina quando o whiskey atingiu a qualidade, o sabor e a cor que se está acostumado a apreciar em Jack Daniel’s.

O whiskey recebeu numerosas medalhas de ouro em exposições ao redor do mundo, começando com a Exposição Mundial de St. Louis, em 1904. Em cada garrafa de Jack Daniel’s em seu rótulo há uma lista das principais medalhas de ouro conquistadas.

A destilaria foi fundada por Jasper Newton “Jack” Daniel em 1866, a mais antiga registrada nos Estados Unidos. É controlada pela companhia Brown-Forman desde 1957.

Processo de destilação

O processo envolve gotejar lentamente o uísque novo através de recipientes gigantescos contendo três metros de carvão de bordo bem compactado.

Este processo leva dez dias e durante esse tempo o uísque absorve a essência do carvão, refinando a bebida.

Enquanto o uísque amadurece, os barris “respiram”. Por causa deste fenômeno, algo em torno de dez por cento do volume de álcool será perdido por evaporação no primeiro ano.

A evaporação continua durante os anos seguintes a uma taxa de cinco por cento por barril. Um bom uísque provavelmente perde trinta por cento de seu volume original até ficar pronto para o engarrafamento.

Fonte: Wikipedia

A VOCAÇÃO DO MR. JACK

Jack Daniel saiu de casa bem jovem e foi criado por um amigo da família chamado Dan Call.

O Mr. Call era um pastor luterano, mas também dono de uma destilaria de uísque nas proximidades de Lynchburg. Foi ali que o jovem Jack aprendeu a fabricar uísque. Em setembro de 1863, quando Jack tinha apenas 13 anos, Call decidiu dedicar a vida ao ministério e vendeu-lhe a destilaria.

A destilaria de Jack Daniel foi licenciada em 1866, e é portanto a destilaria registrada mais antiga nos Estados Unidos e um ponto histórico nacional.

JACK DANIEL’S FEITO À MÃO

Fazemos as coisas um pouco diferentes por aqui e é isso que dá ao Jack Daniel’s a sua personalidade distinta. Nós fabricamos o nosso uísque pelo processo chamado charcoal mellowing, gota a gota, e depois o deixamos envelhecer em nossos barris artesanais. E não seguimos um calendário.

O nosso Tennessee Sippin’ Whiskey estará pronto apenas quando os nossos provadores disserem. Usamos os sentidos, exatamente como Jack Daniel costumava fazer.

Na verdade, mais de um século depois, o nosso Tennessee Whiskey ainda é avaliado do mesmo modo. Pela aparência. Pelo aroma. E, obviamente, pelo gosto.

ÁGUA CORRENTE QUE BROTA DE UMA CAVERNA

Jack Daniel’s Tennessee Whiskey é feito com água corrente que brota de uma caverna, fresca e pura, sem ferro, encontrada bem aqui, no Hollow.

São 3.200 litros de água por minuto o ano todo, à temperatura constante de 56º e praticamente isenta de ferro.

É por isso que a destilaria estava originalmente situada no local e é por isso também que continua ali desde então.

Do lado de fora da caverna, você encontrará uma estátua de Jack Daniel. O próprio homem, montando guarda sobre a fonte preciosa.

POR QUE USAMOS O CHARCOAL MELLOW. COMO FAZEMOS O CHARCOAL MELLOW

Jack Daniel acreditava que: “A cada dia, faremos o melhor possível.” Para ele, isso significava suavizar o uísque fazendo com que cada gota sua passasse por três metros de carvão vegetal de bordo.

Charcoal Mellow Sete gerações depois, ainda suavizamos o nosso uísque exatamente como o Mr. Jack fazia (processo que chamamos de charcoal mellowing ou suavização pelo carvão). O motivo é simples: o processo confere a suavidade distinta que todos esperam de Jack Daniel’s.

O Charcoal Mellowing faz de Jack Daniel’s o que ele é – um Tennessee Whiskey, não um bourbon. O processo apura o rico sabor do nosso uísque mesmo antes de estar totalmente maduro em barris que nós mesmos fabricamos. Claro, é um processo minucioso que exige mais atenção e torna a fabricação de nosso uísque um pouco mais onerosa. Mas Mr. Jack não aceitaria nenhum outro modo. Nem nós.

UM SABOR MADURO

Todos nós sabemos que idade não é a mesma coisa que maturidade. Isso é válido para pessoas e para o uísque.

Aexperiência determina a maturidade. É o que o uísque vivencia enquanto está dentro do barril (e não apenas quanto tempo ele fica lá), que lhe confere a cor, a personalidade e o gosto ricos que chamamos de maturidade.

Suavizar (o que chamamos de mellowing) o nosso uísque por três metros de carvão vegetal de bordo, fabricar os nossos próprios barris e posicioná-los no depósito – cada um desses fatores contribui para o modo no qual o nosso uísque atinge a maturidade.

A idade somente não é uma medida confiável da qualidade e da personalidade de um uísque. É por isso que os nossos provadores nos dizem quando o uísque está pronto. Julgamos a sua qualidade do mesmo modo que você o faz: provando-o.

NÃO É APENAS UM BARRIL. É O NOSSO BARRIL

Uma parte importante da produção do nosso uísque de qualidade é a fabricação de um barril de qualidade.

É por isso que dedicamos à fabricação de barris o mesmo cuidado e atenção que dedicamos à fabricação do próprio Jack Daniel’s. Começamos selecionando o melhor carvalho branco para as aduelas dos barris.

Os nossos artesãos encaixam as aduelas à mão e, depois, minuciosamente, chamuscam e aquecem o interior do barril para caramelizar os açúcares naturais da madeira.

É do carvalho queimado que o uísque retira a rica cor de âmbar, o sabor distinto e o acabamento. Confiamos o nosso uísque apenas ao carvalho branco novo.

A qualidade do barril é tão importante para nós que somos a única destilaria a assumir a iniciativa e a despesa extra de fabricar os próprios barris.

UMA GARRAFA RETA PARA UM SHOOTER (ATIRADOR) RETO E HONESTO

Jack Daniel engarrafou o seu uísque pela primeira vez em jarros de cerâmica.

No final da década de 1870, contudo, garrafas de vidro eram o máximo. Por isso, o Mr. Jack escolheu uma garrafa de vidro padrão, redonda, com o nome da Destilaria em relevo. Mas isso não o satisfez por muito tempo.

O seu uísque era diferente e ele achava que a garrafa para acondicioná-lo tinha que ser diferente também. Assim, em 1895, ele a encontrou quando um vendedor da Alton Glass Company lhe mostrou uma garrafa quadrada incomum com o gargalo canelado.

Segundo a lenda, Mr. Jack disse que porque ele era um shooter (atirador) reto e honesto, precisava de uma garrafa reta. Mais de 100 anos depois, a garrafa quadrada permanece um símbolo do patrimônio cultural exclusivo de Jack Daniel’s.

Quanto ao Mr. Jack, manteve-se um aficionado por garrafas e continuou a introduzir garrafas comemorativas atraentes em quantidades limitadas. Hoje, a Destilaria mantém essa tradição e de vez em quando lança garrafas decorativas. Algumas homenageiam as conquistas do Mr. Jack, enquanto outras captam o espírito e o estilo da época que representam.

O RÓTULO DA GARRAFA

Algumas pessoas podem achar que o rótulo na nossa garrafa de Old No. 7 seja um pouco complexo. Mas há muita coisa naquele rótulo. Uma lista de medalhas de ouro que Jack Daniel’s ganhou. Um pouco de história. E algumas das muitas histórias que tornam Jack Daniel’s exclusivo.

A LENDA DO OLD NO. 7

Há muitas lendas sobre o Old No. 7.

Uma história diz que era o número da carga do trem que identificava um barril. Nunca saberemos ao certo – Mr. Jack levou o segredo para o túmulo.

Algumas pessoas podem achar que o rótulo na nossa garrafa de Old No. 7 seja um pouco complexo. Mas há muita coisa naquele rótulo. Uma lista de medalhas de ouro que Jack Daniel’s ganhou. Um pouco de história. E algumas das muitas histórias que tornam Jack Daniel’s exclusivo.

SETE, O NÚMERO DA SORTE

Há muitas histórias sobre o significado do Old No. 7.

Alguns dizem que Jack Daniel teve 7 namoradas ou que a forma como ele escrevia o “J” do seu nome parecia um 7. Outros dizem que ele escolheu o número 7 simplesmente porque é o número da sorte. Só o Mr. Jack sabe o motivo verdadeiro. De qualquer modo, sorte a nossa ele ter criado Jack Daniel’s

Fonte: Site da Jack Daniel’s Distillery

Categories: Bebidas que Aprecio Tags:
  1. No comments yet.
You must be logged in to post a comment.